Os delicisos pescados da região

A pesca em Ponta Negra também é responsável pela obtenção dos frutos do mar que compõem o cardápio Potiguar, com suas maravilhas gastronômicas.

Dentre nossa diversidade, os pescados mais conhecidos são: tainha, sardinha (ginga), Peixe serra, lagosta, Siri e Aratu.

Tipos de pesca

As formas de captura utilizadas pelos pescadores são as mais diversas:

Rede de espera

A pesca com rede de espera é um método de pesca em que uma rede grande e comprida é estendida no mar ou em um rio, formando uma barreira que captura os peixes que nadam pela região. Existem vários tipos de rede, baseado no tipo da malha que a compõe. O tamanho do espaçamento entre as malhas também irá definir qual o tipo de peixe será o foco para a pescaria.

Pesca de linha

A pesca de linha é uma antiga técnica simples, barata e eficaz para capturar peixes. Para começar, existem diferentes tipos de acessórios da vara de pesca: a carretilha e o molinete. Tamém é possível deixar uma parte da vara com molinete enterrada, para que seja possível fazer outras atividades enquanto se espera o peixe ser fisgado.

Mergulho livre

A pesca de mergulho livre, também conhecida como pesca submarina (pesca sub). É uma técnica em que o pescador mergulha para capturar peixes, fazendo uso de um cilindro, compressor ou mesmo da clássica apinéia. Existem vários tipos de lanças, como lanças de arpão, arbalete, lanças de bico e lanças de ponta dupla. Esse tipo de pesca oferece a vantagem de possibilitar a pesca de alguns animais mais difíceis de capturar com os outros métodos. Entretanto, é alguns locais é proibido o uso de cilindro ou compressor para a pesca, sendo permitido apenos o seu uso para mergulho contemplativo.

Pesca com covos

A pesca com covos é uma técnica que consiste em utilizar um tipo de armadilha para capturar peixes ou crustáceos. O covo é uma espécie de gaiola feita de malha de arame ou rede, colocada no fundo do mar e atrai os peixes para dentro dela. O processo começa com a preparação dos covos, que são colocados no fundo do mar em locais estratégicos onde os peixes costumam se concentrar. Para isso, é necessário ter um barco e um equipamento de navegação para encontrar os melhores locais de pesca.

A importância da pesca artesanal

A pesca artesanal realizada em Ponta Negra ainda é a principal renda das famílias dos pescadores locais. Através de diversas gerações, se mantém a tradição da pesca. Sendo assim, é ensinando as técnicas de pesca para os mais jovens darem continuidade ao trabalho dos seus antecessores.

Por isso, esses pescadores locais são um dos poucos a terem autorização de adentrar na zona de preservação ambiental do Morro do Careca.

Embarque em um passeio fascinante ao redor do majestoso Morro do Careca! Descubra a história única das jangadas de Ponta Negra enquanto desliza suavemente pelas águas tranquilas. Prepare-se para uma experiência inesquecível, onde cultura e a beleza se encontram no coração da principal praia de Ponta Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *