Rio grande do Norte, é um estado complexo e completo.
São percebidos dois tipos de clima no estado: tropical úmido litorâneo e tropical semi-árido.
Mas antes de nos aprofundarmos, talvez exista um dúvida: “O que define ‘litoral’?
Segundo o dicionário: “Extensão de território ao longo da costa, das bordas do mar: o litoral é bastante montanhoso. adjetivo Que se refere às bordas do mar; litorâneo.”
Compreendendo o que se trata, vamos a algumas informações importantes.
No litoral, o clima que predomina é o tropical úmido; as temperaturas apresentam uma média anual de 20°C.
Já no interior do estado as temperaturas são mais elevadas, em média, 27°C.
O Litoral Norte-Rio-Grandense, com 400km, de praias, não nos deixa dúvida em quando pensar nesse maravilhoso estado chegarmos a conclusão de que o RN é o paraíso à vista.

Algumas características são próprias deste paraíso, vamos conhecer alguns deles?

PRAIAS DO RN

Caracterizadas por sua areia branquinha, e um lindo mar azul, a água do mar é uma excelente colaboradora para a redução do estresse por ser rica em magnésio.
E embora, no sul/sudeste, areia branca seja tida como areia infértil, não é bem isso o que vemos no Rio Grande do Norte, pelo contrário! Vemos uma vegetação robusta, um pedaço da mata atlântica na nossa capital!

VEGETAÇÃO DO RN

A vegetação, também presente nas praias do Rio Grande do Norte, são uns dos responsáveis pelo clima do Estado, no litoral leste encontra-se 3298km de domínio da Mata atlântica. A vegetação contribui diretamente nas características climáticas da região, principalmente em relação à umidade do ar e à quantidade de chuva.

AVES

A diversidade do nosso bioma é extensa, as aves dão show constante em nossas praias, não apenas no quesito beleza, mas no quesito astúcia, sagacidade, bondade e maestria. Algumas delas são: “Pirata do mar (fragata), Carcará (águia do nordeste), Maçarico, Concriz, dentre outros…

FALÉSIAS

A beleza das falésias são incontestáveis.

Elas são um registro histórico do processo erosivo (processo de desgaste do solo e das rochas com efeito de vento, água ou seres humanos), ou seja, quando a onda bate nas rochas, elas vão desgastando o solo, e construindo as falésias.
São as protagonistas das praias do sul do RN e alvo de lentes de fotógrafos profissionais, sempre são citadas pela sua exuberância.

As falésias são a resposta do constante encontro das águas do Mar com a Terra.

As atrações turísticas no Rio Grande do Norte não se limita apenas às praias, apesar de, sem dúvidas, serem alvos de muitos olhares, admiração e encanto, os seus animais aquáticos, as aves e sua vegetação são admiráveis para os visitantes. Apesar do seu tamanho, o Rio Grande do Norte é um paraíso completo, é de fato, um estado que você não pode deixar de conhecer.
Afinal, pensar no Rio Grande do Norte é ter um paraíso à vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *