O que é

É considerado um segmento do turismo voltado para a contemplação, atividades de lazer, esportivas ou educacionais no meio natural de forma a preservar os patrimônios naturais e culturais do local visitado.

Além disso, o ecoturismo é ainda uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas através da interpretação e integração com o ambiente e a comunidade local, gerando benefícios tanto para o visitante quanto para a comunidade ou local visitado.

Turismo de massa x Ecoturismo

O turismo tradicional, também conhecido como “turismo de massa”, tem seus objetivos voltados para maximização do lucro através da atração do maior número possível de turistas, o primeiro visa à obtenção de maiores resultados

No ecoturismo o aporte de turistas pode até mesmo ser limitado com o intuito de evitar ou minimizar os impactos sobre o ecossistema do local visitado, o que seria impensável para o turismo de massa. Entre as atividades desenvolvidas estão: trilhas ecológicas, tirolesa, arvorismo, cavalgada, navegação, cicloturismo, observação de fauna e flora, caiaque e canoagem, asa-delta, entre outras diversas aventuras.

Ecoturismo no Brasil

A região nordeste é hoje o destino preferido dos turistas estrangeiros, principalmente daqueles que buscam o turismo integrado à natureza. É possível encontrar diversos pólos ecoturísticos nesta região, cada um evidenciando as belezas características locais.

No RN, temos atrações ecoturísticas de grande destaque, como o Geoparque Seridó (Reconhecido pela UNESCO), Pedra da boca, as trilhas do Parque das Dunas e a região do Morro do careca que é navegável no passeio da Jangalancha.

Ecoturismo através da história

O ecoturismo começou a chamar a atenção do setor turístico brasileiro por volta da década de 80, principalmente na década de 90, com a maior visibilidade dada às questões ambientais.

Em 2000 o “Acordo do Monhok” nos EUA definiu o ecoturismo como sendo o “turismo sustentável em áreas naturais, que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas e que promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.” Além disso, o acordo definiu os princípios do ecoturismo e padrões a serem respeitados voluntariamente pelas empresas do ramo turístico.

Embarque em um passeio fascinante ao redor do majestoso Morro do Careca! Descubra a história única das jangadas de Ponta Negra enquanto desliza suavemente pelas águas tranquilas. Prepare-se para uma experiência inesquecível, onde cultura, o ecoturismo e a beleza se encontram no coração da principal praia de Ponta Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *