Calor, praia e o azul do mar

No Brasil, sentimos a magia do verão entre os dias 21 de dezembro e 21 de março . Durante esse período, temos os dias mais longos e somos embalados pelo calor tão característico da estação. Assim como as aves migratórias, inúmeras pessoas viajam quilômetros apenas para curtir esse clima gostoso nas costas litorâneas, ainda mais chamativas com as paisagens de mar e céu bem azul.

As cores do mar

A gente tem até a impressão que no verão o mar fica mais azul, certo? Olha que não é só impressão! Devido suas características físicas, a água absorve mais as cores com comprimento de onda maior, como o vermelho e o laranja. Dessa forma, ela reflete mais o azul, que é geralmente a cor do mar.

A transparência da água

Essa cor azul fica ainda mais evidente devido aos ventos vindos do Leste, que trazem a água do meio do oceano, com menos sedmentos. Além disso, com marés mais tranquilas, os sedimentos decantam no solo, deixando a água com aspecto de “mais limpa”.

Entre junho e outubro, os ventos que vêm da direção sul deixam o mar mais agitado, na costa. Os sedimentos se desprendem das rochas quando elas são lavadas pela água, no leito do mar. Ao se acumularem na praia, acabam dando à água um tom mais escuro.

Praias do nordeste

Algumas praias são abençoadas o ano inteiro com a temperatura agradável para banho. Durante o verão, essa característica fica ainda mais evidenciada, fazendo que diversas praias do litoral nordestino recebam inúmeros visitantes durante esse período.

Neste verão, embarque em um passeio fascinante ao redor do majestoso Morro do Careca! Descubra a história única das jangadas de Ponta Negra enquanto desliza suavemente pelas águas tranquilas. Prepare-se para uma experiência inesquecível, onde cultura e a beleza se encontram no coração da principal praia de Ponta Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *