O que é Migração?

Migração é o movimento em massa de indivíduos que se deslocam por longas distâncias, da área de reprodução para áreas de alimentação e descanso, em uma determinada época do ano. Em outra época do ano, os animais retornam para suas áreas de reprodução, repetindo esse ciclo anualmente. Esse fenômeno é amplamente difundido entre as aves e tem como uma das causas a oferta de alimento sazonalmente disponível. 

Nas regiões mais frias, a intensidade de luz do dia é um dos principais fatores que estimula o movimento de migração. Já nas regiões tropicais, onde há pouca variação no período de luz, fatores como as chuvas e, consequentemente a floração e a frutificação, podem servir como estímulo para as migrações. As aves migratórias são subdivididas em três grupos: as do Hemisfério Norte, do Hemisfério Sul e Neotropicais. Esses classificações são dadas pelo local de migração. As que vêm do Hemisfério Norte são consideradas grandes migrantes, pois cruzam hemisférios, voando mais de 20 mil quilômetros!

Preparando para a viagem!

Estes deslocamentos, que podem cobrir metade do globo terrestre, exigem resistência e habilidade. Antes da migração, as aves passam por um período de alimentação intensa e de engorda pré-migratória. A gordura é o principal estoque energético para os animais nesse período, e seus depósitos na cavidade do corpo e nos tecidos aumentam até dez vezes!

A orientação e navegação necessárias para que esses animais encontrem o caminho são complexas e baseiam-se em muitas indicações sensoriais, como localização pela luz do sol, diferentes odores do ar, magnetismo e o movimento das estrelas. 

Principais rotas mundiais de migração.

As distâncias percorridas variam de acordo com cada espécie, sendo que podem ocorrer variações no comportamento migratório. Se ao longo das movimentações ocorrem eventos que possam causar grandes mortalidades, como a descaracterização da área por drenagem, contaminação por óleos combustíveis ou redução da quantidade e acessibilidade aos recursos alimentares, as populações rapidamente respondem de forma negativa.

De todas as aves que realizam extensas migrações, a campeã parece ser a andorinha-do-mar do Ártico, que percorre 18.000 quilômetros no fim do verão ao abandonar as costas árticas e se dirigir às costas antárticas, onde passa o inverno para se alimentar. Na primavera retorna aos seus locais de reprodução no Ártico, percorrendo então a mesma distância de uma volta completa em torno da Terra.

Os beija-flores de garganta vermelha, Archilochus colubris, são os menores endotermos migrantes e também possuem um desempenho impressionante no quesito migração. Realizam um voo, sem parar, de 800 quilômetros através do Golfo do México. Eles voam por volta de 40 quilômetros por hora cruzando o Golfo do México em cerca de 20 horas.

Concriz, importante ave migratória do Rio grande do Norte.

O concriz (Concriz rufa), é uma espécie de ave endêmica da região nordeste do Brasil. Uma de suas características marcantesé a presença de uma crista vermelha e erétil no topo da cabeça, que pode ser levantada ou abaixada de acordo com seu estado de ânimo ou comportamento.

Por falar em comportamento, o Concriz é conhecido por suas exibições vocais e rituais de acasalamento. Durante a época de reprodução, os machos entoam um canto característico, que consiste em uma série de notas melodiosas e variadas. Essa vocalização é importante para atrair as fêmeas e estabelecer o território.

Passeio de Jangalancha Show, onde é possível avisar esses entre outros animais em seu habitat narural. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *