baleia em alto mar

As baleias são realmente fascinantes, e são chamadas de Rainhas do Mar por serem majestosas criaturas marinhas!  São mamíferos marinhos pertencentes à ordem Cetácea e essa por sua vez se subdivide em duas subordens às Mysticeti (baleias com barbatanas) e as Odontoceti ( baleias com dentes ).

As primeiras são conhecidas por suas enormes bocas e pela presença de cerdas de queratina no lugar dos dentes. Elas se alimentam filtrando pequenos organismos, como krill do oceano.  Já as baleias com dentes geralmente caçam presas maiores, como peixes e lulas. Nessa categoria estão inclusos os golfinhos e cachalotes.

baleias - rainha do mar
Baleia sem dentes

Como mamíferos, as baleias têm pulmões e precisam respirar os gases atmosféricos, sendo assim, elas têm um comportamento de respiração característico, em que emergem na superfície da água para expirar e inalar ar antes de mergulhar novamente. O orifício pelo qual elas respiram é chamado de espiráculo e está localizado no topo de suas cabeças.

A baleias são os maiores animais do planeta. Elas podem pesar até 160 toneladas e medir até 30 metros de comprimento. A baleia azul, por exemplo, é a maior espécie de baleia e o maior animal que já existiu na Terra. As cetáceas podem ficar submersas por longos períodos, variando de espécie para espécie. Algumas baleias conseguem ficar submersas por mais de uma hora antes de voltar à superfície para respirar!

baleias - rainhas do mar

Esses animais também são conhecidos por suas complexas vocalizações, que são usadas para se comunicar com outras baleias da mesma espécie.  Cada espécie tem seu próprio repertório de sons distintos e pode ser ouvido a quilômetros de distância.

Muitas delas realizam longas migrações sazonais, viajando milhares de quilômetros entre áreas de alimentação e reprodução.

Além disso, essas lindas do mar, desempenham um papel vital nos ecossistemas marinhos e são objeto de estudo e conservação em todo o mundo devido à sua importância e beleza impressionante.

Há Baleias no Brasil?

baleias - rainha do mar
Baleia Cachalote

A resposta é sim! O Brasil é um importante destino para a reprodução e migração de diversas espécies de baleias, incluindo as Jubartes e Franca-Austral. São cerca de 20 mil baleias Jubartes e 100 mil Francas que chegam ao litoral brasileiro. As primeiras são mais vistas no litoral nordestino enquanto a segunda no litoral sul.

Baleia Franca-Austral (Eubalaena Australis)

As baleias Francas-Austral são conhecidas por suas calosidades na cabeça, que são manchas ásperas de pele cheias de parasitas que formam padrões únicos em cada indivíduo. Elas são grandes e robustas, com corpos que podem chegar a até 18 metros de comprimento. As baleias Francas-Austral são conhecidas por serem calmas e nadarem lentamente, tornando-as um alvo fácil para a caça no passado. Atualmente, são uma das espécies de baleias mais ameaçadas e estão protegidas por leis de conservação em muitos países, incluindo o Brasil.

baleia franca - baleia rainhas do mar
Baleia Franca – Austral

Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae)

As baleias Jubarte são conhecidas por seu comportamento acrobático e espetacular, incluindo saltos fora d’água com aparição de até um terço de seu comprimento e caudas em forma de leque. Elas são geralmente menores do que as baleias Francas-Austral, com comprimentos variando de 12 a 16 metros.  Identificadas por sua coloração quase negra, por sua nadadeira dorsal e suas nadadeiras peitorais predominantemente brancas e chegam até um terço do seu tamanho. Os padrões de sua calda são sua forma de identificação individual.

O litoral do nordeste brasileiro, como a região de Abrolhos, é especialmente conhecido por ser um importante local de reprodução e observação de baleias Jubarte. Mas, também é possível vê-las pelas águas do Rio Grande do Norte. As jubartes, visitam frequentemente litoral nordestino! Geralmente com distâncias de 8 quilômetros da costa, costumam fazer uma surpresa aos navegantes locais .

baleias - as rainhas do mar
Baleia Jubarte

Uma Surpresa da Natureza

No dia 13 de novembro de 2015 um filhote de Jubarte veio dar uma voltinha em nossa EMANUELE! Sim! Na Jangalancha, aqui na praia das Tartarugas, destino do nosso passeio, proporcionando uma incrível experiência aos passageiros do dia! Que privilégio desses marinheiros e turistas de terem visto uma jovem jubarte tão de perto!

Essa visita se deu, provavelmente, por causa um cardume abundante de Arenques que se encontrava na região. Sendo assim, uma Jubarte filhote acabou se perdendo da mãe e do bando. Ela foi chegando bem próximo a costa, aproximadamente, dois metros e meio numa profundidade muito rasa para sua espécie. Todos ficaram emocionados com visita inesperada. A natureza sempre nos reserva surpresas maravilhosas. Você pode ver o registro desse dia em nosso canal do Youtube. Clique aqui.

baleias - as rainhas do mar
Aparição da Jubarte em Ponta Negra

Com nosso passeio de Jangalancha, é possível avistar golfinhos, tartarugas e várias aves. Essa região do nordeste é conhecida por sua rica biodiversidade marinha e você pode aprender mais sobre os habitantes dos mares e do entorno do Morro do Careca.

Venha conhecer nosso passeio e saber mais sobre os habitantes dos mares. Garanta já seu ingresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *