O QUE SIGNIFICA POTIGUAR?

Índios de Albert Eckhout

Para aqueles que nascem no Rio Grande do Norte, além de serem chamados de Norte-Rio-Grandenses, esses também são chamados de Potiguares. Essa palavra também conhecida como potiguara pertencia a uma grande tribo tupi que vivia na região onde hoje se encontra a Paraíba e o Rio Grande do Norte.  

Sendo assim, Potiguar significa “Comedor de Camarão.” Poti = Camarão – Guar = Comedor.

Esse crustáceo é encontrado com muita facilidade no estado e por onde você passa encontra um prato com esse ingrediente. Em Natal há uma vasta criação de camarão de águas doces e é praticamente impossível passar alguns dias na cidade sem provar essa iguaria. Vamos saber um pouco mais sobre eles?

COMO SÃO CRIADOS?

Eles podem ser cultivados em tanques de alvenaria, tanques circulares ou ainda em viveirosde água doce. O Rio Grande do Norte é um grande produtor com várias fazendas de camarões espalhados pelo interior.  Os hotéis e restaurantes são os maiores consumidores dessa produção. Os camarões de água salgada são capturados pelos pescadores nas suas redes de arrasto em águas rasas bem próximo a orla.  Em Ponta Negra essa modalidade de pesca ainda é utilizada.

Viveiros de camarão
Pesca de arrasto

QUAIS TIPOS?

Há diversos tipos de camarões aqui no RN, alguns deles são: sete barbas, branco, cinza, pitu e rosa. No Brasil dois são mais comuns: camarão cinza encontrado nas águas doces e o rosa encontrado na água salgada. Os cinzas são criados nos viveiros, sendo o camarão mais usados nas produções de pratos mais simples como petiscos, recheios, caldos, porções e risotos por ter um sabor mais acentuado. Já o camarão de água salgada é mais usado em pratos onde o camarão é o prato principal, além de servir também para decoração de pratos como o coquetel, camarão na moranga entre outros, por possuir um sabor mais suave. Há também, quem diz que o camarão capturado no mar é bem mais saboroso que o de viveiro. Nossa dica é consumir os dois tipos para comparar e escolher qual o melhor sabor.

Tipos de camarão
Camarão na moranga

Que o camarão é o queridinho do Brasil e no Nordeste todos já sabem. Mas esses queridos da culinária brasileira, também são prato principal de muitos peixes entre eles o xaréu, robalo, bagre e barbudo. Desses, o barbudo é um dos peixes que ajudam a atrair os golfinhos para nossa orla quando buscam por alimento gerando um ciclo de cadeia alimentar no ecossistema marinho.  Com o passeio Jangalancha você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa orla, compreender o ecossistema da região e por que não, ver os golfinhos? Aliás golfinhos e o seu vasto mundo estão numa postagem maravilhosa nesse mesmo blog! Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *