Navegar é preciso

Trecho do poema de Fernando Pessoa, que transcende os significados do navegar.

É como diz no poema: navegar é preciso. Não é de hoje que a humanidade se aventura a navegar. Seja se entregando a um marzão desconhecido, ou mesmo pescando às margens de um rio, criamos uma diversidade de formas diferentes de navegar, a depender do contexto. E você, sabe dizer quais os tipos diferentes de embarcações existem? 

Neste post, vamos te mostrar quais são os principais tipos de embarcações, as de pequeno, médio e grande porte, suas características e para que servem. Simbora!

Embarcações de pequeno porte

As embarcações de pequeno porte são destinadas ao público que deseja realizar atividades de forma individual, em dupla ou em grupo. Elas são compactas e mais fáceis de operar.

Botes

É aquela pequena embarcação mais fácil de manobrar comparada aos outros tipos de embarcações. Atividades de recreação, pesca e transporte de pessoas e materiais são algumas de suas utilidades. Os botes são muito utilizados para navegar em áreas de difícil acesso ou para passeios curtos próximo à costa.

Existem alguns modelos equipados com motores a combustão ou elétricos, os quais são indicados para atividades de apoio ou de pesca e mergulho, por exemplo.

Moto aquática / Jetski

Originalmente chamadas de “motos aquáticas”, estas são embarcações motorizadas ideais para quem curte uma adrenalina. É de uso individual, mas tem capacidade de levar um acompanhante. Em relação ao seu uso, os jet skis apresentam uma condução facilitada, além de serem extremamente rápidos.

Pelo fato que são manobráveis e ágeis, esse tipo de embarcação é indicado para passeios rápidos em águas protegidas ou também para a prática de esportes aquáticos.

Lanchas

As lanchas são embarcações motorizadas para realizar uma variedade de atividades. Existem diferentes tipos de lancha, desde pequeno a médio porte. São utilizadas para pesca, passeios em rios, lagos ou represas, pernoite e para esportes aquáticos de alta performance (esqui, wakeboard, slalom, etc). Dentro das categorias de lanchas, você pode encontrar opções de proa aberta ou lanchas cabinadas. As que apresentam proa aberta oferecem mais espaço a bordo, já as cabinadas contam com um espaço protegido e, geralmente, tem cozinha, banheiro e cama.

Barcos de pesca

Os barcos de pesca também entram na lista de embarcações de pequeno porte. Mesmo sendo voltado para o nobre trabalho dos pescadores, eles também são frequentemente utilizados para pesca recreativa ou esportiva. Além disso, suas estruturas apresentam suporte adequado para as condições adversas do mar e para facilitar a captura dos peixes.

Existem opções de barcos de pesca adaptáveis para turismo, como é o caso a seguir.

Jangalancha

O nome pode causar curiosidade: é fruto da junção da robustês e tradição da jangada, com a potência e mobilidade de um motor de lancha. Apresenta uma série de adaptações para acomodar com conforto os passageiros, além de ter a parte inferior do barco em formato achatado, conferindo mais estabilidade. 

Essa embarcação se torna uma ótima oportunidade de navegar tranquilamente e admirar belas paisagens (como é o caso da região que contorna o Morro do careca).

Embarcações de médio porte

As embarcações de médio porte são projetadas para viagens de curto a médio prazo. Apresentam cozinhas, banheiros e camas, além de contarem com uma estrutura mais consistente e equipada.

Iates

Os iates são embarcações motorizadas e de luxo, geralmente utilizadas para viagens de média duração. Possuem instalações robustas, incluindo cozinha gourmet, quartos, salas de jantar e áreas de convivência. 

Uma característica interessante é que os iates são, geralmente, customizados de acordo com os gostos e preferências de seus proprietários. É ideal para quem busca uma experiência náutica com mais luxo e sofisticação.

Veleiros

Como seu próprio nome já revela, são os tipos de embarcações de médio a grande porte movidas a vela. Não precisam de combustível para funcionar, tendo os ventos como a força motriz do seu movimento. Os veleiros são projetados para navegação em alto mar, os quais contam com design aerodinâmico eficiente e desempenho robusto. 

É uma ótima escolha para quem busca uma experiência silenciosa e sustentável em alto mar, principalmente porque é uma atividade que permite aos tripulantes aproveitarem a natureza.

Tipos de embarcação de grande porte

São as embarcações que possuem tamanho e capacidade muito maiores do que as que citamos até aqui. Geralmente, apresentam funções comerciais ou de transporte de passageiros.

Navio de cruzeiro

É o tipo de embarcação destinado a viagens turísticas, o qual possui uma infraestrutura com grande variedade de comodidades e instalações. É uma união de diversos estabelecimentos e serviços dentro de um navio. Restaurantes, bares e piscinas são exemplos disso. 

O navio de cruzeiro é projetado para viajar por vários dias e acomodar centenas ou até mesmo milhares de passageiros.

Navio de carga

Os navios de carga são embarcações destinadas a transportar cargas, sejam elas grãos, veículos, equipamentos industriais, petróleo e outros itens. Sua estrutura é extremamente robusta para aguentar o peso e impacto das cargas. Além disso, são equipados com vastos porões para armazenar todos os bens.

E aí, gostou de conhecer quais são os principais tipos de embarcações?

Existem opções de pequeno, médio e grande porte. A escolha de um deles vai depender das suas necessidades e objetivos. É importante analisar as características, capacidades e estrutura de cada tipo de embarcação.

Vale lembrar que para operar qualquer embarcação é necessário tirar a carteira de habilitação náutica e realizar o treinamento adequado para pilotagem. Caso contrário, você pode correr o risco de pagar uma multa a partir de 2 mil reais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *