Hoje em dia, basta chegar um feriado prolongado e todo mundo foge para as praias . As rodovias ficam lotadas, mas vale tudo para se tomar um banhozinho de mar. Mas você sabia que o banho de mar surgiu por recomendação médica?

O uso da praia como espaço de lazer começou em meados do século XVIII. Nessa época, um renomado médico britânico chamado John Floyer desenvolveu pesquisas que investigavam as propriedades terapêuticas que a água poderia ter. Em suas investigações, registradas em uma publicação chamada “História do Banho Frio”, acabou chegando à conclusão de que a água salgada teria uma extensa capacidade de reverter doenças entre as quais se incluía até a paralisia.

A obra, escrita bem no início do século XVIII, acabou não tendo muito impacto entre a população europeia daquele tempo. Meio século mais tarde, no ano de 1749, o britânico Richard Frewin, colega de profissão, reforçou as teorias curativas do banho de mar ao realizar a descrição de uma cura obtida por esse tipo de tratamento ainda experimental. Daí em diante o banho no mar acabou sendo utilizado como tratamento para uma série de doenças físicas e mentais.

Os primeiros trajes de banho refletem os costumes da época. E que evolução!

No século XIX, os banhos de mar já atraiam um grande número de enfermos e fomentava mais outro número de publicações nesse mesmo campo do saber médico. No Brasil, a terapia praiana foi utilizada pelo rei Dom João VI, que teve o banho de mar recomendado para a cura de uma ferida infeccionada em sua perna. Seguindo a recomendação, D. João fez diversas visitas à praia e ali acabou curando o mal que lhe afligia. Em seguida, esse hábito tomou de conta do país, trazendo cada vez mais pessoas a irem ao mar, por terapia ou simplesmente diversão em família.

Talassoterapia – a terapia nascida do mar

Através a Talassoterapia, o mar se torna um grande e belo spa natural!

talassoterapia é uma forma de terapia alternativa concentrada nos usos terapêuticos da água do mar. O termo foi cunhado em 1867, por Joseph La Bonnardière, e deriva do grego thalassa (mar)therapeia (tratamento ou cura).

A talassoterapia é um conjunto de tratamentos onde se usam todos os recursos e
benefícios que o mar oferece. Banhos de mar em piscinas aquecidas com água salgada,
massagens corporais utilizando algas e lama marinha, vários tipos de duchas, banheiras com
hidromassagem, e caminhadas à beira-mar
fazem parte das práticas para o aproveitamento do
potencial energético dos oceanos. Essa terapia pode ser feita no espaço natural da praia ou em espaços construídos proximos a praia, numa espécie de spa especializado.

Dessa forma, essa terapia é utilizada para doenças reumáticas (como a fibromealgia), estresse, depressão e doenças de pele. A talassoterapia também pode ser usada para tratamentos estéticos.

Que tal uma terapia no mar com o passeio de Jangalancha?

Na praia de Ponta Negra, em Natal RN, você tem diversas formas de se terapeutizar no mar. Certamente, uma das melhores oportunidades está com o passeio da Jangalancha Show, que te leva a curtir as águas quentinhas desse litoral tropical, além de conhecer as belezas que circundam o Morro do careca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *